quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dicas de seguranças com os pequenos

Oi galera linda!

Como sempre, é um imenso prazer em contribuir para esse blog! Atualizando meu status, estou ansiosamente aguardando ficar On Line pela APIA!

E sem lenga lenga, hoje vim falar de um assunto informativo que não vejo ser discutido no mundo Aupairiano! Algo que acho extremamente importante e fundamental para quem cuida/cuidará de crianças, os “Acidentes domésticos”.

Quem não tem uma história para contar sobre isso? Eu mesma tenho a experiência de ter experimentado sabão quando era criança! Minha mãe diz que quando viu eu estava na pontinha do pé pegando o sabão de dentro do tanque e mandando ver para dentro! Ou mesmo meu irmão mais novo, estava todo mundo se arrumando para ir a um casamento quando ele chega com a blusa de frio cinza novinha que minha mãe havia acabado de tirar a etiqueta toda cheia de pontinhos brancos. O que aconteceu? Pegou a cândida para brincar e espirrou para o lado dele! ¬¬’ . Imagina se tivesse tomado?

Uma última história que tenho é infelizmente a pior, minha prima passou roupa e deixou o ferro esfriando no chão do quarto dela com a porta fechada. AAAAHHH pois meu priminho de  dois anos entrou no quarto e colocou a mão no ferro queimando todos os dedinhos :/ .

“Criança é curiosa e tem necessidade de explorar tudo o que está a sua volta. É através das descobertas que ela interage com o mundo e quer entender como tudo funciona, inclusive a rotina que vivencia em seu lar.”

Tendo em vista esses curiosos fofos que vamos cuidar ou estamos cuidando, vamos aprender como evitar acidentes domésticos ou até mesmo orientar os hosts nesse quesito?

    Todos os aparelhos preferencialmente têm que estar fixos ao móvel ou à parede. Os televisores do tipo LED, por exemplo, são muitos leves e podem ser facilmente empurrados. A fiação dos eletrônicos também deve estar devidamente presa. Cuidado especial também para controles remotos. Fiquem atentas às pilhas! O ideal é que esse item seja mantido fora do alcance das crianças.

    Os protetores de tomada são simples, com preços acessíveis e encontrados facilmente em comércios. Apesar de os pequenos conseguirem retirá-los com a unha, essa precaução diminui os riscos de queimaduras e choques. Além disso, oriente a criança não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham a proteção. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves, expondo a criança ao risco de morte ou sequelas.

    A melhor cortina para uma casa com crianças é a cortina horizontal, de forma que ela não chegue à altura dos pimpolhos. Evite também cortinas com puxadores.

    Acredite, crianças de até 3 anos podem se afogar em vasos sanitários com apenas 5cm a 7cm de água. Além disso, para elas é tentadora a idéia de subir nos vasos para alcançar objetos que estão fora de seu alcance. Cuidado também com água em baldes e tanques, além de piscinas sem proteção adequada.

    Cuidado com chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios. Os tapetes de plástico com ventosas que fixam-se ao chão são os mais seguros. Podem ser usados também tapetes com tecidos. Mas vale apostar nas fitas anti escorregamento.

    Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo afim de evitar queimaduras no baby.

    Evite ao máximo utilizar as bocas da frente do fogão. Com relação às panelas, deixe o cabo sempre para dentro. O ideal é manter os pequenos fora da cozinha, mas caso a criança esteja presente o mantenha longe do forno. As queimaduras são as maiores causas de acidentes domésticos com crianças.

    Guarde os eletrodomésticos nos armários altos ou com travas. Aparelhos em cima da pia podem ser puxados pelas crianças e os fios podem despertar a curiosidade e causar acidentes fatais, como enforcamento. Lembrando também que é necessário sempre testar a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança.

    Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Inclusive, não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos.

    Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta, opte por redes ao longo dela.

    Oriente as crianças brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer.

    Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.

    O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas (eu não sabia dessa).

    Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.

    Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado (SERVE PARA MINHA PRIMA CABEÇUDA).

    Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos.

    Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.

    Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.

    Sempre manter mãos dadas com a criança na rua.

Fiquem atentas à lista da Sociedade Brasileira de Pediatria com os acidentes mais frequentes entre as crianças de acordo com a faixa etária:
- 0 a 1 ano: quedas (do trocador, da cama, ou do colo), asfixia, sufocação, aspiração de corpos estranhos, intoxicações, queimaduras (com água quente, ou cigarro).
- 2 a 4 anos: quedas, asfixia, sufocação, afogamentos, intoxicações, choques elétricos, traumas.
- 5 a 9 anos: quedas, atropelamentos, queimaduras, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas.
- 10 a 19 anos: quedas, atropelamentos, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas.



E como fazer caso inevitavelmente um desses acidentes acontecer? Clique aqui para ver um manual de primeiros socorros de acidentes domésticos com crianças que eu achei o máximo!

OBS: Nos EUA o número para emergência é o 911! Lembre-se sempre até porque já li que até na entrevista do visto isso pode ser questionado!


É isso! Lembrando que todo cuidado é pouco com esses pupilos imprevisíveis!

Espero que tenham gostado! Aguardo comentários e até mesmo experiências sobre esse assunto para compartilharmos! :*

Tah

Um comentário:

  1. Peguei pra ler os posts "não tão recentes" e mais úteis daqui do blog. Esse aqui é absurdamente útil! Muito bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...