Bom dia galera! Duvido que tenha alguém acordada antes do meio dia, então vou dar boa tarde e boa noite também! Bom, que vos fala é a Bruna! DE-NOVO-A-BRUNA? como assim gente? Cadê a Tiellen? Eu quero a Tiellen! :(((
Para quem não sabe, a Tiellen embarca semana que vem já (GENTE NEM ACREDITO!!), e hoje ela está em uma das despedidas com a family e pediu para eu trocar com ela, portanto, aqui estou eu, no domingão com um post fresquinho para vocês! Na quinta-feira a Tiellen posta!
O post de hoje foi inspirado no pedido de uma leitora, ela teve essa ideia, nos mandou um e-mail e eu super amei! Pesquisei tudo e preparei com muito carinho para vocês. Como as crianças comem coisas totalmente diferentes em cada faixa etária, a série vai ser dividida em vários posts com dicas e receitas destinados para cada grupo de idades!
Eu ia começar a escrever sobre alimentação de 0 a 3 meses, mas lembrei que au pair não pode ficar sozinha com um bebê dessa idade, então pulei para bebezinhos de 4 a 6 meses! Espero que gostem!
AVISO: As informações contidas nesse post são frutos de pesquisas em sites de nutrição para crianças, porém cada família tem seus próprios costumes e opiniões quanto a isso, principalmente quando se trata de bebês! Além disso, cada criança tem um metabolismo diferente podendo ser alérgica a um ou mais alimentos citados aqui. Então lembre-se de sempre respeitar a vontade da família, você pode sugerir melhoria, mas NUNCA contrariá-la!
4 a 6 meses
Sei que muitas vezes só vemos nosso lado, mas para a mãe da criança essa fase é bem complicada, normalmente é nessa fase que elas voltam a trabalhar e têm que deixar seus filhos aos cuidados da Au Pair. Consequentemente, o bebê não vai mais mamar no seio da mãe sempre que quiser, e é aí que entra a primeira dica do post:
- Armazenamento de leite materno - A colheita do leite materno é de total responsabilidade da mãe (assim espero hahahaha) e deve ser feita de forma higiênica com o uso de luvas! Porém, pode ser que você fique responsável de ajudar com o armazenamento do mesmo, o leite materno pode ser armazenado:
- À temperatura ambiente durante 6 horas;
- Na geladeira (0ºC a 4ºC ou de 32ºF a 39ºF);
- No congelador durante 1 semana;
- No freezer durante 3 meses.
- Leite em pó - Se não houver leite materno disponível, você pode substituí-lo por um leite em pó (Powered Milk) com fórmulas especiais para o 1º semestre, que pode ser encontrado facilmente em supermercados. Para preparar é bem simples, é só colocar a medida de leite em pó com a medida de água, ambas informadas no rótulo da embalagem.
- Leite de vaca NÃO é uma opção! - "O leite de vaca contém proteínas complexas que tendem a agredir a mucosa intestinal do bebê, podendo provocar uma enterite alérgica, com perda sanguínea visível ou mesmo imperceptível, maior incidência de anemias e indução precoce da alergia à proteína do leite de vaca e derivados". Informação retirada do site Pediatria Brasil, para ver a matéria completa, clique aqui.
- Suco de frutas - "A primeira novidade no menu do pequeno são os sucos naturais de frutas. Dê preferência às cítricas, como laranja, limão e acerola, que são ricas em vitamina C. Fábio Ancona Lopez dá a dica: "A laranja-lima costuma ter mais aceitação". Vale também misturar frutas e bater o suco com cenoura ou tomate, por exemplo. Segundo o especialista, os líquidos devem ser oferecidos entre as mamadas da manhã. Se o bebê mama às 8h e às 11h, o suco entra lá pelas 9h. A bebida pode ser servida em uma colher, um copinho ou, em último caso, uma mamadeira. A quantidade é bem pequena - cerca de 20 ou 30 mililitros - e varia de pequeno para pequeno.Atenção: não se preocupe se o bebê fizer cara feia ou recusar o líquido. Muitas vezes, a criança só vai aceitar o novo alimento depois da décima tentativa de apresentação. Assim, se ela não beber o suco hoje, tente novamente no dia seguinte." Informações retiradas do site Bebê Abril.
- Papinhas de fruta - "Cerca de 10 a 15 dias depois de incluir o suco, já é hora de acrescentar um lanche no cardápio dele, antes da mamada da tarde. Aí, não tem segredo. Banana amassada, maçã raspada, mamão... "O ideal é apresentar um alimento de cada vez e, só depois, misturá-los", orienta o nutrólogo. "Dessa maneira, ele aprende a diferenciar os sabores."Aviso: procure respeitar a vontade e o apetite do pequeno. Não insista mais de três vezes se ele virar o rosto e deixe que ele interaja com os alimentos. Lambuzar a roupa e tudo o que estiver em volta faz parte desse período de iniciação à vida de gourmet. "Comida não é remédio. Não tem dose nem hora exatas", lembra Fábio Ancona Lopez." Informações retiradas do site Bebê Abril.
Quero pra mim <3 |
Bom meninas e meninos, esse é o resultado da minha primeira pesquisa! Gostaram? I hope so! Se você tem dicas sobre o assunto é só mandar um e-mail para contato@aupairneurotica.com!
Vejo vocês em breve!
xoxo
Adoreeei o post Bruna ! :) minha baby vai ter quase 6 meses qnd eu chegar :D entao foi util o post
ResponderExcluirsemana que vem faço para os mais velhos Nay! aí você pode sempre acompanhar aqui! beijos
ExcluirAaaa Bruuuuhhhh! Obrigada, adorei o post! Meu baby vai ter menos de 3 meses quando eu chegar (mas só ficarei sozinha com ele depois dos 3 hehehehe) vai ser muito útiiilllll!!!! Bju, dexa eu voltar pra minha família hahaha
ResponderExcluirObrigada nada, deizão hahahahahaha aproveita <3
ExcluirAweeee amiga! Post demais como sempre, vai ajudar muito as meninas!!! Esse bebe gostoso no meio do post é demaissss....shuahsuhau
ResponderExcluir