sexta-feira, 9 de agosto de 2013

E agora PID e PPD? o.O

Olá Pessoal!

Como estão nos processos de Au Pair? Com pressa, com calma ou ainda nem começou a fazer? Relaxa, estamos aqui para auxiliar e dar super dicas de várias fases do magnífico Au Pair!

Depois de muito pensar, decidi fazer um post sobre duas coisas super importantes que tem que ser feitas após o MATCH! Pensamos tanto em fazer o application, colocar as melhores fotos, e criar o fantástico témido vídeo, mas afinal acredito que o trabalho só começa depois que entregamos o Application.
Tá tudo lindo, até que... você tem um monte de coisa para fazer
Nossa, mas o título do post é tão confuso, PPD e PID o que são essas coisas estranhas? São documentos importantes que você futura au pair, terá que fazer após o seu match. Vamos ver como fazer eles e para que servem!

Para quem não tem e para quem já está pensando em tirar a carteira de habilitação internacional, também conhecida como PID, vamos lá nas dicas:
- A PID tem a mesma validade da sua habilitação nacional
- Você pode solicitar através da internet, Poupatempo ou Detran
- O preço varia de região para região, sendo a mais cara em São Paulo (R$213,07)
- Você pode ter a comodidade de receber em casa, mas se você não tiver tempo para esperar você pode se dirigir ao Poupatempo/ Detran da sua cidade e solicitar para retirar no local

* Realizei o pedido através do Poupatempo, onde há o Detran no local, foi super fácil e rápido. Porém, é importante que você leve cópia e original do RG e CPF para solicitar. O pagamento é realizado no mesmo local e depois de 2 dias úteis você retira sua PID.
Ps.: todas sabemos que na realidade teremos que tirar nossa driver license no estado e essa PID não terá valor nenhum, mas sem ela não podemos embarcar, certo?!

Cuidado: O sistema do Detran é público e às vezes pode cair, o que faz com que o serviço demore mais por falta de sistema. Isso aconteceu comigo, mas depois que o sistema voltou em apenas 5 minutos e a atendente finalizou o processo e me deu o documento para pagar no Banco.

Veja como ele é grande e linda #SQN

Alguém aqui tem medo de agulha? Nossa, então senta e veja o que tenho para te falar:

Após o match você tem que realizar o teste de PPD, ou também conhecido de teste de tuberculina, isso é nada mais do que saber se você tem o vírus de tuberculose. Normalmente este teste é realizado para pessoas que vão viajar a intercâmbio ou se realmente tem alguma suspeita do vírus.

Vamos a algumas dicas para você solicitar e fazer o teste:
- O teste pode ser feito no SUS (gratuito), pelo convênio ou pagar em um laboratório para realizar o exame (o valor é barato em torno de uns R$15,00)
- Para realizar o teste no SUS você precisa de um pedido médico, sem ele o SUS não realizará o exame.
- Pode ou não fazer uma pequena bolinha no local após a aplicação
- O resultado é sempre colhido 3 dias depois da aplicação

Mas ai você vem e me pergunta: E a agulha? Dói? Marca?
Por incrível que parece, o teste não doí, você apenas sente uma leve picadinha e o líquido o que dura uns 3 segundos.
Eu fiz o teste pelo SUS, foi super simples e rápido, apenas precisei ir no médico (Pnemologista) para solicitar o exame. O resultado? 0mm o que é negativo, sem bolinha nenhuma e sem nenhuma reação!

Rápido e Simples ;)
 Para a Cultural Care, este documento só pode ser feito depois do Match e não há validade, portanto após o match você pode realizar o teste e encaminhar o resultado para eles, porém o formulário médico (aquele todo em inglês, atestando que você tem uma boa saúde) tem validade de apenas 3 meses antes do embarque. Então se você ainda não tem match e está pensando em fazer isso, aguarde! Como meu match foi bem rápido e a data de embarque está bem lá pra frente, este formulário só vou correr atrás em Novembro, afinal eu viajo só em Janeiro de 2014 o.O’

Tá achando que acabou a lista de afazeres? Se enganou meu bem... ainda tem que pagar boleto do programa, agendar CASV, pagar e ir tirar o visto, comprar malas e roupas, fazer despedida, curtir a família, manter contato com a host Family e o mais importante:
Continuar vivendo sua vida dia após dia, o que é extremamente complicado depois que você começa a pensar em Au Pair!

Força, Fé e Foco! Quando a hora chegar, esteja preparada e pronta para os seus sonhos.
Tem dúvidas ou sugestões? Deixem no comentário :)


Beijinhos e até a próxima!

13 comentários:

  1. Adorei o Post, como todos os outros haha, mas deixa eu perguntar, todas as Neuróticas aqui do blog vão pela CC? Nenhuma vai pela APC??
    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, sou a neurótica de quinta-feira, mas estou invadindo aqui para responder sua pergunta. Então flor, todas as neuras são CC com exceção à Pat Parra que foi pela Expert! Mas se você precisar de algo é só pedir que a gente te ajuda!

      Excluir
    2. Obrigada Bruna pela resposta a Gabi!
      Se precisar de alguma ajuda pode perguntar, apesar de não sermos da mesma agência os problemas, anciedades e dúvidas são na maioria das vezes as mesmas!

      Excluir
  2. Muito bem feito esse post.
    Eu vou pela APIA (Experimento aqui no Brasil) e eu tive que fazer antes o teste de PPD, pois tem que constar no application junto com os formulários médicos e tudo mais e o meu teste não doeu mais ardeu horrores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taranta, que bom já entregou o application?
      Pela CC a gente só entrega estes documentos depois do Match, então fica mais fácil.
      Quanto a doer o teste, realmente não doí, mas da um ardidinha a hora que o líquido entra na correte :D

      Excluir
  3. Adorei o post!!! Super útil.
    Uma das coisas que gostei muito na CC foi isso, ter que correr atrás do medical form e PPD após o match. Tá certo que fica corrido, mas a ansiedade para ficar on, é maior. E na APC o que mais enrolei com o app, foi a parte do medical form...hehehe...

    E é isso, a vida continua, até que o dia do embarque chegue, teremos um longo caminho.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Leticia, você já está online, mas com duas agências?
      A dúvida fica se é melhor correr antes ou correr depois né? rsrsrs Mas no fim os procedimentos são sempre os mesmos!

      O caminho é longo, mas temos que aproveitar as belezas que estão passando :D

      Good Luck!

      Excluir
  4. Adorei seu post Laís! rs Só você sabe o quanto correr atrás desses exames tá sendo chato pra mim kkkk
    Mas a parte mais dificil mesmo é "Continuar vivendo sua vida dia após dia, o que é extremamente complicado depois que você começa a pensar em Au Pair!" rsrsrs
    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ka!
      Realmente to sabendo de toda sua correria e eu aqui na maior calma.. rsrsrs Match antecipado as vezes é bom né? :P
      Continuar vivendo depois de começar a pensar em au pair é um desafio, mas ele está aceito!

      :D Beiiijinhus

      Excluir
  5. Adorei o post. Olha confesso q chegar no ppd não foi difícil, mas o meu deu reagente forte com quase duas semanas antes do embarque e eu não sabia e nem achava o que poderia fazer... Foi difícil e corrido mas deu tudo certo no final rsrs... Esse ppd só me deu trabalho rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Amanda, ainda não tinha visto esse tipo de caso, deve ter passado um sufoco legal né?!
      Mas que bom que deu tudo certo com você!

      Boa Sorte no seu programa :D

      Excluir
  6. Que bom que todas aqui vão pela CC, assim posso vir tirar minhas dúvidas sem ser chamada de louca. HAHAHA Olha, eu nem dei entrada no meu processo ainda e já está difícil viver minha vida normalmente, imagina quando tudo começar. Fico no serviço quase o dia todo em blogs, e olha que estou me preparando desde o começo do ano, mas agora que está chegando perto de fazer tudo, estou ficando mais ansiosa. Deixa eu te fazer uma pergunta. Em outubro minha CNH vai vencer, aí eu vou renovar ela, porém, só vou dar entrada no meu processo em Dezembro, você sabe se eu já posso pedir minha PID ou só depois quando eu já estiver encaminhada no processo com a CC!? Porque caso eu possa, já gasto dinheiro tudo de uma vez só. Beijããão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      Que bom que o nosso blog está sendo útil para você, se tiver dúvida pode perguntar para qualquer neurótica aqui, ok?!
      Quando eu comecei a pensar em AU PAIR, meu dia inteiro era ler blogs e afins pela internet para entender mais o processo e a vida auperiana.
      Quanto a CNH, eu recomendaria solicitar após a renovação da CNH, afinal ela tem a mesma validade. Portanto, tire ela depois da renovação assim sua PID terá validade de 4 anos, igual sua habilitação aqui no Brasil.
      Se você fizer isso quando encaminhar o APP para a CC, facilitará sua vida após o match, mas não é solicitado antes, somente depois do match.

      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...