terça-feira, 18 de junho de 2013

Host family Brasileira: é cilada bino?

bom gente, nessa terça linda que é o meu dia de postar eu vim aqui com a opinião de 5 AuPairs lindas, que pra nossa alegria super toparam em dar depoimentos pro post de hoje!!

O post é GIGANTE grande:


MAS CALMA QUE TUDO TEM UMA EXPLICAÇÃO!
Eu tentei colher o máximo de informações possíveis pra vocês, e as meninas deram depoimentos LINDOS =')

O post de hoje fala sobre: HOST FAMILY BRASILEIRA. É CILADA BINO?



Bom, eu conversei um pouco com elas pedindo a opinião delas de forma clara, dinâmica e contanto um pouquinho do dia-a-dia delas, e não é que elas me falaram coisas ótimas pra eu colocar aqui pra vocês? Bom então vamos ler o depoimento de cada uma delas e depois no fim eu vou expor a MINHA opinião sobre o assunto, se eu iria ou não e o que eu acho do assunto. ok?

Eliene Araújo:

A Eliene ficou com a família por 7 meses, mas estava a ponto de pedir REMATCH, mas por problemas pessoais a família desejou sair do programa. Ela já está no fim do segundo ano com um nova família.

 "Um dos principais, ou talvez o único, fator positivo no início era a questão deles serem bilíngues. O choque não era tão grande e eu conseguia entender perfeitamente as instruções da host mom. Ela me explicou como pegar o trem e também como as coisas aqui funcionam. Eu particularmente só indico família brasileira se se inglês for MUITO ruim. Pontos negativos: O host não sabia muito o português, as kids misturavam duas línguas. Mas comigo todo mundo falava - ou tentava - falar português. Eu não tinha schedule fixa e achavam que eu estava lá para ajudar todo mundo o tempo todo. Na minha opinião família brasileira que quer Au pair brasileira, é por que as crianças falam português, se em casa eles falassem sé em inglês, poderiam pegar Au pair de qualquer nacionalidade."


Mariana Vieira: 

Inicialmente a Mari foi pra Beaver Dan no estado de Wisconsin, pra tomar conta de um boy só que era autista. Infelizmente não deu certo e acabou rolando o rematch, onde ela achou a família dos sonhos dela e está lá a 4 meses.

"Olha, ter host mom brasileira foi a melhor coisa que me aconteceu!! Ela é uma pessoa maravilhosa, muito humana. Tornou-se uma amiga e as vezes uma mãe também, pois se preocupa comigo. Nós gostamos de assistir a novela "Amor à Vida" todas as noites haha, e quando dá vamos à academia juntas tbm. Sem falar que desabafo com ela coisas pessoais, tipo, se estou saindo com alguém. E ela também desabafa comigo, se está com algum problema. O melhor de se ter uma host mom brasileira é que não vai ficar dúvidas na sua conversa com ela e isso melhora a convivência, principalmente no que se refere às atividades com as crianças. Eu moro em Boston, cuido de 4 kids, 2 boys que moram com a mãe e só vem 3x por semana (são filhos de um outro casamento do hostdad, com os boys e o hostdad eu falo em inglês). Minha hostmom tem uma filha, que mora aqui e uma vez por semana vai à casa do pai. Meu hostdad e hostmom tem uma kid só juntos, e com a hostmom, a filha dela, e a kid dos dois eu falo em português. A parte ruim de se ter host mom brasileira eh não falar Inglês todo tempo, é inevitável querer falar português."


Nane Farias: 

A Nane está em Weston (Boston) à 3 meses!

 "Minha hosta é brasileira, vive nos EUA a mais de 25 anos! Meu hosto é americano. Cuido de 3 girls, duas gemeas de 12 e uma de 14! Bom, meu trabalho é dirigir! Mas eu tento sempre ajudar com o que eu posso, organizando a cozinha, ou algo assim, embora meus hosts não gostem, porque eles querem que as meninas ajudem em casa. Eles tem duas housekeeper também. Apesar do pouco tempo sinto uma enorme diferença no Inglês! Embora as kids falem Portugues comigo, mas entre a familia é só Inglês. No jantar, café, sempre inglês, eu me esforço bastante também, faço dois cursos e assisto seriados, converso com americanos (ok, um americano rss, que to saindo, isso ajuda MUITO)! Minha hosta sabe que meu objetivo aqui é aprender ingles, entao eles se propoem a pagar qualquer curso que eu queira fazer. Este mes começo a fazer o curso de Ingles em Harvard. Acho que para aprender Inglês depende muito mais de você do que qualquer outra circunstancia. Eu me esforço muito, no meu tempo livre assisto seriado, leio livro, saio com meu date..
Enfim! E o que me sinto mais tranquila é que se pintar alguma situaçao delicada eu posso conversar numa boa cominha host, e fica mais fácil a compreensao para ambas as partes.Me sinto feliz e com muita sorte por ter sido escolhida, e ter escolhido, a minha Host Brazilian American Family!"



Fernanda Dwornik: 

A Fernanda mora em chelmsford à 30min de Boston e cuida de 3 kids.

"minha host já fez intercâmbio então ela me dá bastante privacidade em tudo. A minha host trabalha muito, então a convivência com o meu host é maior. Eu vim com o inglês básico, hoje ele está bem melhor. Estou aqui à um mês tomo conta de 3 kids, um entende mas não fala português e os outros 2 nem entendem e nem falam. Ou seja, só falo em inglês, por que só vejo minha host quando eu volto da academia ou quando ela vai comigo. Eu penso que o seu maior contato aqui são com as kids, então não tem como você não aprender. Minha host mom me ajuda em tudo, até corrigir algo que eu falo errado!"



"Na verdade a minha experiência não foi nada boa e entrei em rematch após 1 mês. A mãe era brasileira e o pai americano mas falava português fluente e já morou no Rio por 2 anos. A host era muito chata comigo, e como era stay at home passava o dia todo implicando com o que eu tava fazendo. Ela também me regulava comida e muitas vezes me deixava sem ter o que comer na casa, mas não podemos generalizar, só acho que esse é um defeito dela e não significa que toda host brasileira seja assim. Prós e contras.
Prós: Você pode falar seu idioma dentro da casa e não sente dificuldade em se comunicar, sempre comerá comida brasileira, não sente choque cultural dentro da casa, eles sempre vão te explicar as diferenças entre os 2 países por que conhecem ambos, provavelmente terá canais brasileiros então pode ser que sua homesick seja amenizada por esses fatores.
Contras: Você faz um intercambio pra que? Pra conhecer uma nova cultura, o objetivo é mesmo um choque cultural, com host brasileiro você perde essa chance por que ela provavelmente mantém muitos costumes brasileiros na casa, você acaba não falando inglês quase e não se esforça para tentar explicar algo por que quando da aquele branco pode recorrer ao português. Eu pensava assim: e dai que eles falam português eu posso treinar meu inglês com amigos americanos- resumindo- você tem tendência a se juntar com os brasileiros não tem como evitar. Atualmente eu moro com uma família americana e é o lugar que mais treino meu inglês (quase o único) e em casa. E também é tão gostoso quando fico com a família contando como é no meu país e eles ficam super interessados. Em minha opinião não vale a pena vir morar com host brasileira, mas sei como o desespero pra fechar logo com uma família e esse foi o principal motivo para o péssimo match que tive. E tem mais é tão bom poder falar palavrão alto na casa e falar mal dos outros com as amigas no telefone e a família não entender nada ahahha.
 
E claro que tudo isso é só a minha opinião, mas espero que tenha ajudado.”


Bom agora vamos à mim..

Como a gente viu aqui, um ano de AuPair com algum host brasileiro, pode ser o céu ou pode ser as trevas. Tem até receita mágica pra achar a host perfeita SQN!!!


Tudo depende muito do host, depende de como ele te vê sabe? e também acho que vai além do velho: "ahhh mas com host brasileiro eu não vou praticar meu inglês". Sem contar aquela hora que você quer soltar um:


Eu acho que não dá pra ser WIN WIN em nenhum caso. Você tem a facilidade de falar o seu idioma, tem também a vantagem de que aquilo pode te afastar um pouco da homesick de certa forma. Mas também tem a desvantagem de eles acharem que por que tu é brasileira, topa tudo saca? então eu acho que tudo tem que ser muito bem pensando, muito bem planejado, e muito bem CONVERSADO principalmente. Estipule você suas regras de convivência, diga que quer ajuda pra conseguir ter um inglês 'fluente' (que pra mim é o principal objetivo do programa). E veja se coisas como: curfew, schedule, carro, localização e kids são fatores que te ajudam a optar por essa family ou é só mais um fator que atrapalha mais ainda essa decisão sabe? por que really, uma familia em NY sem curfew e com carro por mim pode ter sim hosts brasileiros hahahahahaha. E na pior das hipóteses existe o rematch.

Bom meninas, espero que tenham gostado do post e até semana que vem onde eu vou postar o depoimento da Ana Claudia Lima, falando sobre isso também!! xoxo. :):)
Ynaiá

7 comentários:

  1. ADOREIII o post! Mas eu ainda acho que a chance de ser cilada é bem maior que com uma família americana! Afinal, ou você quer "mergulhar" em uma cultura diferente, ou não quer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É então Je! Eh o que eu disse: pode ser céu ou pode ser as trevas hahaha bjjjj continue lendo o blog e dê sugestões se tiver! Vamos adorar!

      Excluir
  2. Adorei Ynaiá... Acho que a cilada acaba sendo como qualquer família americana que é cilada, mas um pouco mais intenso... Bom, ótimo esses depoimentos pq quando eu fui atrás não achava nadinha... O jeito é saber criar objetivos antes de escolher a família, ser paciente e ir atrás do que desejar e saber escolher bem e identificar o que pdoerá ser problema.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada tu Amanda! Continue sempre dando sugestões de post! Pra gente continuar fazendo um blog a cara de vocês! Bjj

      Excluir
  3. Post SENSACIONALLLLLL! Parabéns Ynaiá!!!
    Muito Legal!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nathália! Voce nao tem idéia de quão gratificante é ler isso! Muito obrigada e continue acompanhando o blog!!! Bjjjj

      Excluir
  4. Olá Ynaiá, estou comentando como anonima pq não sei como criar essa contas haha. Enfim, tenho 19 anos, curso adm de empresas e pretendo embarcar como au pair no segundo semestre de 2015. Tenho muuuuuuitas duvidas em relação a cursos. Gostaria de possível que vc me esclarecesse. Quanto custa cursos de pequena duração(tipo cursos profissionalizantes no brasil) relacionados a adm e engenharia de produção? Onde estudar? como funcionam esses estudos que sempre vejo as au pairs dizerem que fazem nas universidades? e os de inglês? tem outros cursos sem ser dessas áreas e que sejam baratos pra se fazer? duvidas cruéis haha, aguardo sua resposta ansiosamente. Beijos e boa sorte! Elma.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...