quinta-feira, 20 de junho de 2013

Convidada: Ana Claudia Lima.

Oi gente, a Ana foi convidada para dar um depoimento sobre o meu post dessa semana sobre família Brasileira :) Espero que vocês gostem!

Hey, fellas eu sou a Ana Claudia!!
Então, aqui vai minha opinião sobre aceitar host family com algum host brasileiro.
Bom, eu tive três skypes antes de ter meu último, com a minha família atual. E cada vez que tinha skype ficava aterrorizada com o inglês, apesar de todas as famílias falarem que conseguiam me entender perfeitamente.
Quando apareceu minha host family no meu perfil e eu vi que a host era brasileira fiquei MUITO na dúvida em aceitar ou não, porque imaginei que nunca fosse treinar o inglês. Me enganei totalmente, e vou explicar aqui.
Muito importante lembrar que quem aceita viver com brasileiro aqui tem que deixar bem claro já no skype ou ligação, whatever, que você quer que fale só em inglês com você. Minha entrevista com a host foi em português, mas todos os emails foram em inglês e desde que pisei aqui nos Estados Unidos eles só falam em inglês comigo. Claro que português é português, sai da boca da gente sem o filtro. Então, sim, algumas vezes falo com a minha host em português, e acaba sendo engraçado, porque falamos inglês e português juntos em uma mesma conversa, e eu aprendo MUITO com isso!
Vai aí a lista dos prós e contras, e que fique claro que essa lista é baseada na minha experiência, na minha host. Ela é ótima, mas tem alguns brasileiros americanizados por aí que eu vou te contar...
PRÓS
-HOST QUE JÁ FOI AU PAIR - Minha host mom já foi au pair e entende perfeitamente a vida dura que levamos durante a semana. Sim, amadas, durante a semana, porque fim de semana (pra quem sabe aproveitar) é tudo de bom aqui nesse país. Resultado: ela me paga cada minuto extra de hora trabalhada, não faço mais que a obrigação de au pair mesmo (sim, eu faço as dishes, laundry, dou banho nas crianças e organizo a casa), ela entende quando estou cansada, e várias outras coisas que você só vai sentir mesmo quando chegar na sua host family.
-HOST DAD AMERICANO E FALA PORTUGUÊS – Meu host fala português perfeitamente e eu tiro muita vantagem disso. Aqui em casa só falamos inglês, como disse. Meu host tenta falar devagar comigo e sempre colocando palavras que eu não sei no meio da conversa. Então ele me explica a palavra em inglês e depois me fala a tradução dela para o português. Isso é MARA, pra mim!
-QUANDO O INGLÊS VIRA BAGUNÇA – Todo mundo que vem pra cá com o inglês mais ou menos e só ouve inglês, inglês, inglês, chega uma hora que não agüenta mais. Eu não tenho nenhuma amiga brasileira aqui, só saio com as au pairs de outros países e amigos americanos, então tem hora que você PRECISA ouvir português, é meio que uma necessidade. Nessas horas, em o que inglês embanana na mente minha host está sempre lá!
-HOMESICK – Bom, o choque cultural não é tão intenso quando você tem algum host brasileiro. Minha host é totalmente americanizada, só fala inglês, vive na academia, trabalha exageradamente, etc, PORÉM, não deixa de ser brasileira. A comida aqui em casa é totalmente americana, assim como a educação das crianças e organização da casa, PORÉM o “jeito” do brasileiro é outro. Me sinto totalmente em casa com a minha host. Ela é direta, não tem aquela coisa de “não me toque”, “it’s up to you”, “I’m sorry” por qualquer coisinha, e, principalmente, aqui em casa não tem patriotismo. Vocês vão ver quando chegarem aqui. Mesmo o americano que acha que não é patriota, é patriota! Isso é bom, não estou criticando, mas demais enche o saco. Tenho um amigo que disse uma vez que queria ser como eu, nascido em outro país, então ele poderia vir pra América pra aprender! Hã?? Como assim??
- AMIZADES – O bom de ter host brasileiro é que ele sempre conhece outro brasileiro, e aí fica a seu critério se vai querer amizade brasileira ou americana. Eu optei por nem conhecer as amigas da minha host porque realmente vim com o objetivo de aprender em inglês. Mas é muito importante ter amizades aqui, meninas. Você tem menos homesick, prenche seu tempo livre e aprende muito.

CONTRAS:
- LIBERDADE – Meu quarto é bem do lado do quarto da host, mas bem do lado tipo se eu abro a porta do meu quarto e o dela está aberto eu vejo TUDO no quarto dela. Quando estou no skype ou cel com a família e quero falar algo que não quero que os hosts entendam, eu não tenho opção senão falar baixo ou sair de casa. Se eu falo inglês ou português os dois vão entender.
-CULTURA – Para muitas meninas isso pode ser um problema. Como disse aqui em casa é tudo totalmente americano, então eu me sinto vivendo na cultura americana, mas podem ter alguns brasileiros por aí que façam questão de viver de acordo com a cultura brasileira ainda. Tomem cuidado e perguntem isso no skype! Eu nunca fiz questão de viver a cultura americana, mas estando aqui você sente como é necessário ter essa experiência, e agradeço meus hosts de não me privarem disso.
-KIDS E O PORTUGUÊS – Eu cuido de um bebê de 6 meses e um boy de 3 anos. Meus hosts pediram no skype para falar com o baby apenas em português e ensinar o boy a falar português. Acontece que uma criança de 3 anos não está nem um pouco interessada em aprender outra língua. Às vezes me sinto falhando nisso, porque o menino não dá a mínima quando tento ensinar o português. At least I try!

Na verdade, não tenho muitos contras a respeito disso! Minha host family é ótima e é difícil apontar contras quando existem tantos prós!
Mas a dica mais importante para as meninas que estão em processo para vir: PERGUNTEM!! PERGUNTEM!!! PERGUNTEM!!!!!
Independente de serem brasileiros ou não, é muito importante que você saiba o que te espera aqui! E se seu objetivo é realmente aprender sobre a cultura americana, as gírias que eles usam, o que fazem, onde vão, como fazem, como vão, os pensamentos, educação e tudo mais, FAÇA AMIZADES. Nós, au pairs, temos que estudar em uma universidade, certo? Tire proveito disso, dê uma volta na sua faculdade, converse com pessoas, faça amizades nem que seja no Starbucks, mas não fique parada! Eu tenho aprendido muito mais com os meus amigos do que em qualquer curso de inglês.

Então é isso... Antes de você aceitar o match com o brasileiro, tenha em mente seus próprios objetivos e perguntem como é a vida deles, se eles mantêm hábitos brasileiros e tudo mais. Se você não se importa vai na fé, se joga.


Espero ter ajudado!

5 comentários:

  1. Nossa AMEI o post com as dicas. Menina tu não imagina como é bom saber dessas coisinhas quando estamos no início do processo. Com certeza vou PERGUNTAR muito para a host family.

    ResponderExcluir
  2. Anaaaaa, vou ter hosts brasileiros, e foi muito bom saber da minha experiência... meu objetivo principal é estar bem e aprender inglês, ainda não cheguei lá mas até agora a família parece maravilhosa... Obrigad apor compartilhar com a gente!

    ResponderExcluir
  3. Nossa ajudou e muito !! E realmente, as vezes podemos dispensar uma família pelo simples fato de serem brasileiros, e no seu caso uma família ótima por sinal.
    Ser au pair é ter cabeça aberta !!
    Beijos ;)
    Amanda http://confissoesdeumaaupair.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cheguei! E já cheguei adorando tudo! Achei muito legal esse post, por ter seu ponto de vista e tal, mostrar os prós e contras de host brazuca. Realmente, deve ser ruim em algumas horas, né?! :( mas é isso aí!
    Bisou
    http://toadifferentland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...