quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Voluntariado, passe adiante ;)

Bom dia pessoas! Hoje quem vai conversar com vocês é a linda da Ana Elisa! Ela me deu um post maravilhoso de presente para compartilhar com vocês e eu finalmente estou tendo a oportunidade de usá-lo!

Lembrando que você querido leitor que quiser compartilhar conosco a sua experiência, FAÇA UM POST PARA NÓS!! Todo mundo pode participar galera, very easy! Manda o post para nossa página no facebook ou para uma de nós por inbox!

Pronto, agora eu me retiro para a Ana Elisa brilhar ;)

"Oi meninas!


Meu nome é Ana, sou ex- Au Pair e hoje venho aqui dar uma dica: Vocês já pensaram em fazer trabalho voluntário no tempo livre?

É uma ótima oportunidade de fazer amigos, aprender mais sobre a cultura local e compartilhar seus talentos por uma boa causa!

Recentemente eu escrevi um post chamado Volunteering in Belgium, onde falei sobre os dois lugares onde ajudo e como isso tem acrescentado na minha readaptação.

Aqui na cidadezinha onde moro, frequento uma “Youth House”, que é um bar gerenciado totalmente por voluntários e o lucro é voltado pras necessidades da própria Youth House. A maioria deles é amigo há muitos anos e estão lá quase todo fim-de-semana. Fui muito bem acolhida por eles – conheci praticamente todos os meus amigos belgas (e namorado!) lá e hoje também ajudo atrás do bar, servindo, organizando ou limpando.

Em Bruxelas, ajudo numa associação brasileira que oferece oficinas de português e cultura do Brasil para filhos de imigrantes aqui. É muito interessante ver como as crianças transitam entre as duas (ou mais) culturas e línguas. Lá eu conheço as famílias, converso, escuto as histórias e a vontade que muitos têm de um dia voltar a morar no Brasil. É ótimo manter contato com conterrâneos, falar português, descobrir quem faz queijo, salgadinhos ou aquela feijoada! O melhor ainda é ver o impacto que você tem na vida das crianças e receber o carinho (meio em francês/holandês e meio em português).

Então, se você tem tempo e vontade de se envolver um pouco mais na comunidade onde você mora, não perca tempo, só vai te fazer bem!

Quando morei nos EUA, participava de um grupo de jovens e eles organizavam muitos projetos de caridade – até enviaram um time pra África, pra ajudar a construir um poço com água limpa e uma capela e evangelizar.

Se você tem uma causa preferida – crianças carentes, sem-teto, animais, imigrantes, meio ambiente, etc. Procure alguma ONG ou grupo e pergunte como você pode ajudar.

Se você tem uma religião, procure a igreja ou local de reuniões e pergunte sobre projetos ou campanhas (ou proponha sua própria campanha do agasalho, alimentos, etc).

Se você prefere se envolver com algo brasileiro, se informe no Consulado ou Embaixada ou na comunidade brasileira mais perto de você.

Normalmente essas atividades nem tomam tanto do seu tempo e você ainda pode combinar viagens, passeios e festas + trabalho de relevância social + aprendizagem e relações pra vida toda!


E aí, gostaram? I hope so :D

2 comentários:

  1. post maravilhoso!
    já ouvi falar desses trabalhos voluntarios no exterior, e também que lá isso é muito valorizado!

    mas também vale lembrar que aquelas que tiverem tempo e disponibilidade, podem começar voluntariando por aqui mesmo! hehe

    muito legal mesmo!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade, no Brasil ou no exterior, voluntariado sempre faz bem.
    Você trabalha por amor e convicção, não por dinheiro ou prestígio. E seus talentos podem fazer a diferença na vida de outras pessoas :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...