sábado, 13 de julho de 2013

Baby steps: Passaporte!

Boa tarde galerinha! Quem vos fala é a Bruna porque a Paola está toda diva aproveitando um festival em Ney York City! Metida nem um pouco né? Hahaha Brincadeira Paps! <3

Bom galera, eu vou falar de um baby step (pequeno passo) que é super importante para nós au pairs: o passaporte!

Olha, eu sempre me achava uma panaca por ficar toda preocupada e animada para tirar o passaporte. Isso porque ninguém falava disso em blogs, em grupos, em nada, enfim, parecia que ninguém dava muita importância para isso, só eu. Mas guess what? Duas amigas vieram me falar sobre o passaporte e tirar duvidas comigo essa semana e eu percebi que não era a única que se importava com esse baby step! Resolvi então fazer um post com um mini tutorial para vocês e contando como foi minha visita à Polícia Federal para conseguir meu passaporte! I hope you enjoy it!

Primeira coisa que você tem que fazer é acessar o site do DPF na sessão de passaportes. Eles vão te dar um mini tutorialzinho lá, muito fácil! 

1º Passo: verificar documentação necessária. Os documentos necessários são:

  •  RG ou CNH legíveis e com fotos atuais! Lembrando que o RG tem um prazo de validade de 10 anos! Sim galera, pelo menos para esse caso ele tem, então Pay attention!
  • Titulo de eleitor! Super importante!
  • Comprovante de quitação eleitoral! Gente, é aquele bendito papelzinho que te deram na última eleição sabe? SOCORRO BRUNA, EU NÃO TENHO AQUILO! Hahahahaha calma, eu também perdi aquilo, mas para tudo tem uma solução! É só você acessar o site do TSE bem aqui e preencher seus dados, eles te dão uma declaração, é só você imprimir!
  • Passaporte anterior (se você já teve um, claro).
  • CPF não está na lista de obrigatórios, mas eu levei mesmo assim e a moça pediu para ver, então, LEVEM!
  • Comprovante de pagamento da GRU! Super hiper importante! não esqueçam!
  • Ps: não precisa levar xerox de nada e nem foto 3x4 porque eles tiram a foto lá, então vá bem linda(o)!

2º Passo: solicitar a emissão do passaporte! Bom, é facinho, você vai clicar lá no link fornecido e preencher com seus dados cadastrais básicos! Easy easy! Ah, e é aqui também que você vai escolher uma das cidades disponíveis para retirar seu passaporte! Lembrando que você precisa ir pessoalmente duas vezes até lá então escolha a mais fácil para você! Depois de escolher a cidade, te dão o calendário com os dias disponíveis e depois os horários! É recomendado que você chegue uns 15 minutos antes do horário escolhido!

3º Passo: Imprimir o boleto e pagar a GRU no valor de R$ 156,70! Ai meu bolso hahahahaha

4º Passo: Comparecer ao posto da polícia federal que você escolheu no dia e na hora marcada com todos os documentos citados acima.

5º Passo: Consultar o andamento do passaporte! (desnecessário porque fica pronto super rápido)

6º Passo: Ir buscar seu lindo passaporte, PESSOALMENTE.

Como eu moro em uma cidade pequena, tive que ir para a cidade "vizinha", Marília, para ter meu passaporte, o que foi muito legal porque na primeira vez que fui, eu e minha mãe aproveitamos para dar um rolê por lá e na segunda vez eu fui com  meu pai, não teve rolê mas eu fui dirigindo na ida e na volta, ótimo para praticar direção em estradas!

Só para finalizar, vou contar como foi: tinha marcado para 14:15, mas cheguei bem mais cedo, 13:30 mais ou menos. Cheguei, falei que era passaporte, o cara lá da recepção conferiu meu nome em uma lista e pediu para eu aguardar, uns 15 minutos depois fui atendida. A mocinha me chamou, pediu meus documentos, depois pegou a impressão digital de todos os meus dedos, tiramos a foto (que ficou legalzinha até) e pronto, ela me deu um protocolo, disse que tava tudo certo e que ficaria pronto até o dia 15. Quando foi quinta-feira, dia 11 recebi um e-mail falando que estava pronto e fui buscar ontem, olha que lindão:


Bom, é isso gente, sei que muitos já tem passaporte e nem se importam com esse pequeno passo, mas eu me importei muito, me senti muito feliz quando peguei ele na mão ^^

Vejo vocês em breve! xoxo <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...