terça-feira, 23 de julho de 2013

Informação ÚTIL: parte 1!

A importância da fotografia na vida de au pair.


Esse post é a primeira de duas partes da série sobre fotografia. Fique ligado no blog para a segunda parte na semana que vem!


Olá, neuróticas! Meu nome é Marina, posto no Geek Au Pair e fui chamada pela Ynaiá para fazer um post diferente para o blog. Acredito que irão gostar pois vou falar sobre um assunto que percebo que muitas au pairs têm interesse; fotografia!
Quando pensamos no nosso ano como au pair sempre acabamos lembrando de fotos. Mas e se, depois daquela viagem linda e divertidíssima que você fez pra New York com suas amigas você chegasse na casa da sua host family, descarregasse as fotos no computador e visse que todas elas ficaram desfocadas, muito escuras ou muito claras, ou, simplesmente, esquisitas?!
Nesse momento bate aquele desespero e você pensa "preciso comprar uma câmera profissional!"
Ok, vamos parar por aí e ver o que fizemos de errado.


1. A melhor câmera é aquela que você tem agora.
Tá, ela pode não ser A MELHOR CÂMERA, mas definitivamente é ela que você tem disponível no momento e você pode usar o melhor dela. Comece fuçando nos modos de cena que ela tem. Os principais - na maior parte das câmeras compactas - são: retrato, noturno, esporte, paisagem, pôr-do-sol, macro, panorâmico. Isso varia de marcas e modelos. Os nomes são auto-explicativos, exceto pelo macro; use esse modo quando quiser fotografar detalhes de algo, bem perto, como relógios, escritos etc.
Outra coisa que é igual na maior parte das câmeras é o foco. Você deve segurar pressionado o obturador (o botão de tirar a foto) levemente pra só depois apertar ele mais forte. Essa leve pressão (já mirando pra onde vai tirar a foto) serve pra fixar o foco e é algo que, por não lermos os manuais de instrução, não sabemos que existe nas nossas câmeras.


2. Enquadramentos.
Sabe aquelas fotos tortas que fazemos quando compramos nossa primeira câmera, onde o horizonte começa na metade do lado esquerdo e termina no final do lado direito? Aquelas que cortam braços e orelhas das pessoas? Aquelas que você tira na frente da estátua da liberdade, do corpo da pessoa quase-inteiro, menos do pé? Não, ela não são bonitas (veja mais sobre exceções no próximo post).
Há algumas regras que são fundamentais pra tirar fotos que chamem a nossa atenção:
- Regra dos terços.
Todo mundo conhece aquelas risquinhas que você pode habilitar e/ou desabilitar nas câmeras. Mas, diferente do que muita gente imagina, elas não servem pra você enquadrar seus objetos no meio do visor.


De forma imaginária (pois essas linhas não vão aparecer na sua foto), elas dividem a imagem no visor da sua câmara em três partes, tanto horizontais como verticais. Os quatro pontos que interceptam as linhas são chamados pontos de interesse! Esses pontos têm o maior impacto visual na sua fotografia. Ao fotografar coloque o assunto principal nos pontos de intercepção das linhas. O horizonte, por exemplo, pode ser colocado nos dois pontos de cima ou nos de baixo. Se decidir colocar nos de baixo, você dá ênfase ao céu, pois o que mais irá aparecer na sua foto é ele. Se decidir colocar nos de baixo, você dá ênfase no chão. As linhas verticais por outro lado, são usadas para colocar árvores e edifícios. Quando o que você quer fotografar, se desloca da fotografia, você deve coloca-lo da direita para a esquerda, caso contrário dá a sensação de estar prestes a chocar contra o lado vertical da fotografia. Da mesma forma quando uma pessoa olha para o lado você deve colocar no mesmo sentido para não transmitir a sensação de claustrofobia. Por exemplo, você tirou uns dias off das suas kids e host family e foi visitar aquelas lighthouses lindas em Maine e quer tirar foto de uma delas. Centralize a lighthouse em um desses pontos e tenha certeza que a linha do horizonte está reta ao fundo. Dessa maneira, sua foto fica organizada e visualmente mais bonita.
- Composição simétrica.
Essa composição é ótima para organizar os detalhes que levam o olhar para um lugar específico da foto.


Exemplos:
Fotos: Marina
- Outras regras básicas:
  • A imagem deve ser simples para manter a atenção do espectador no assunto.
  • Quando fotografar pessoas tente evitar ao máximo cortar as articulações do corpo (como pescoço, cotovelos, joelhos, pés)
  • Utilize fundos simples para que não roubem a atenção do assunto principal.
  • São as cores que dão o clima apropriado. As cores quentes transmitem energia, os tons baixos dão um aspecto harmonioso e estável.
  • O tamanho dos objetos também tem um peso visual. Assim como os tons escuros são mais pesados que os claros.
  • Evite colocar elementos desnecessários. Cada elemento deve representar algo e fazer parte de um conjunto.


3. Agora, se você tem uma grana a mais e acha que já pode passar pro próximo nível da fotografia, compre uma câmera com modo manual, como uma superzoom ou uma DSLR (não. as câmeras que trocam de lente não são chamadas de "profissionais"!), mas prepare-se para gastar dinheiro em lentes, flashes e um bom tripé.
Ok, essas câmeras e lentes são mais baratas nos Estados Unidos, mas ainda assim (com seu salário de au poor), você vai gastar um bom dinheiro em equipamento se quiser fotografia como hobby (ou até um trabalho mais pra frente). Mas se você está começando, nem pense em fotografia como trabalho por enquanto. Foque-se em aprender! Absorva todo o conhecimento possível. Arrisque-se! Tire fotos ruins e aprenda com elas! Comece montando seu portfolio pra mais pra frente pensar em fotografia como um emprego.


Resumão desse post: você não precisa de uma câmera gigante, pesada e com mil funções pra tirar fotos incríveis. Estude as composições fotográficas (há mais composições específicas por aí na internet). Saiba controlar seu dinheiro pra poder escolher a câmera que melhor encaixe ao seu bolso e às suas necessidades.
No próximo post, abordarei mais sobre tipos de câmera, lentes e outras dicas.

Até semana que vem!

2 comentários:

  1. Adorei o post, dicas realmente MUITO úteis.
    :)
    "A melhor câmera é aquele é você tem agora."
    E se você não tem nenhuma como eu!?
    Hahaha, brincadeira...
    Ansiosa já pelo próximo post... Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Post muito útil, principalmente para quem ama fotografia ;)
    E também adorei o Geek AuPair!
    Beijão, volte sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...