domingo, 21 de abril de 2013

Alimentação Infantil - 4 a 6 meses

Bom dia galera! Duvido que tenha alguém acordada antes do meio dia, então vou dar boa tarde e boa noite também! Bom, que vos fala é a Bruna! DE-NOVO-A-BRUNA? como assim gente? Cadê a Tiellen? Eu quero a Tiellen! :(((  

Para quem não sabe, a Tiellen embarca semana que vem já (GENTE NEM ACREDITO!!), e hoje ela está em uma das despedidas com a family e pediu para eu trocar com ela, portanto, aqui estou eu, no domingão com um post fresquinho para vocês! Na quinta-feira a Tiellen posta!

O post de hoje foi inspirado no pedido de uma leitora, ela teve essa ideia, nos mandou um e-mail e eu super amei! Pesquisei tudo e preparei com muito carinho para vocês. Como as crianças comem coisas totalmente diferentes em cada faixa etária, a série vai ser dividida em vários posts com dicas e receitas destinados para cada grupo de idades! 

Eu ia começar a escrever sobre alimentação de 0 a 3 meses, mas lembrei que au pair não pode ficar sozinha com um bebê dessa idade, então pulei para bebezinhos de 4 a 6 meses! Espero que gostem!

AVISO: As informações contidas nesse post são frutos de pesquisas em sites de nutrição para crianças, porém cada família tem seus próprios costumes e opiniões quanto a isso, principalmente quando se trata de bebês! Além disso, cada criança tem um metabolismo diferente podendo ser alérgica a um ou mais alimentos citados aqui. Então lembre-se de sempre respeitar a vontade da família, você pode sugerir melhoria, mas NUNCA contrariá-la!



4 a 6 meses

Sei que muitas vezes só vemos nosso lado, mas para a mãe da criança essa fase é bem complicada, normalmente é nessa fase que elas voltam a trabalhar e têm que deixar seus filhos aos cuidados da Au Pair. Consequentemente, o bebê não vai mais mamar no seio da mãe sempre que quiser, e é aí que entra a primeira dica do post:

  • Armazenamento de leite materno - A colheita do leite materno é de total responsabilidade da mãe (assim espero hahahaha) e deve ser feita de forma higiênica com o uso de luvas! Porém, pode ser que você fique responsável de ajudar com o armazenamento do mesmo, o leite materno pode ser armazenado: 
    • À temperatura ambiente durante 6 horas; 
    • Na geladeira (0ºC a 4ºC ou de 32ºF a 39ºF);
    • No congelador durante 1 semana;
    • No freezer durante 3 meses.

  • Leite em pó - Se não houver leite materno disponível, você pode substituí-lo por um leite em pó (Powered Milk) com fórmulas especiais para o 1º semestre, que pode ser encontrado facilmente em supermercados. Para preparar é bem simples, é só colocar a medida de leite em pó com a medida de água, ambas informadas no rótulo da embalagem.

  • Leite de vaca NÃO é uma opção! - "O leite de vaca contém proteínas complexas que tendem a agredir a mucosa intestinal do bebê, podendo provocar uma enterite alérgica, com perda sanguínea visível ou mesmo imperceptível, maior incidência de anemias e indução precoce da alergia à proteína do leite de vaca e derivados". Informação retirada do site Pediatria Brasil, para ver a matéria completa, clique aqui.

  • Suco de frutas - "A primeira novidade no menu do pequeno são os sucos naturais de frutas. Dê preferência às cítricas, como laranja, limão e acerola, que são ricas em vitamina C. Fábio Ancona Lopez dá a dica: "A laranja-lima costuma ter mais aceitação". Vale também misturar frutas e bater o suco com cenoura ou tomate, por exemplo. Segundo o especialista, os líquidos devem ser oferecidos entre as mamadas da manhã. Se o bebê mama às 8h e às 11h, o suco entra lá pelas 9h. A bebida pode ser servida em uma colher, um copinho ou, em último caso, uma mamadeira. A quantidade é bem pequena - cerca de 20 ou 30 mililitros - e varia de pequeno para pequeno.
    Atenção: não se preocupe se o bebê fizer cara feia ou recusar o líquido. Muitas vezes, a criança só vai aceitar o novo alimento depois da décima tentativa de apresentação. Assim, se ela não beber o suco hoje, tente novamente no dia seguinte." Informações retiradas do site Bebê Abril.

  • Papinhas de fruta - "Cerca de 10 a 15 dias depois de incluir o suco, já é hora de acrescentar um lanche no cardápio dele, antes da mamada da tarde. Aí, não tem segredo. Banana amassada, maçã raspada, mamão... "O ideal é apresentar um alimento de cada vez e, só depois, misturá-los", orienta o nutrólogo. "Dessa maneira, ele aprende a diferenciar os sabores."  
    Aviso: procure respeitar a vontade e o apetite do pequeno. Não insista mais de três vezes se ele virar o rosto e deixe que ele interaja com os alimentos. Lambuzar a roupa e tudo o que estiver em volta faz parte desse período de iniciação à vida de gourmet. "Comida não é remédio. Não tem dose nem hora exatas", lembra Fábio Ancona Lopez."  Informações retiradas do site Bebê Abril.

Quero pra mim <3

Bom meninas e meninos, esse é o resultado da minha primeira pesquisa! Gostaram? I hope so! Se você tem dicas sobre o assunto é só mandar um e-mail para contato@aupairneurotica.com!

Vejo vocês em breve!
xoxo


5 comentários:

  1. Adoreeei o post Bruna ! :) minha baby vai ter quase 6 meses qnd eu chegar :D entao foi util o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. semana que vem faço para os mais velhos Nay! aí você pode sempre acompanhar aqui! beijos

      Excluir
  2. Aaaa Bruuuuhhhh! Obrigada, adorei o post! Meu baby vai ter menos de 3 meses quando eu chegar (mas só ficarei sozinha com ele depois dos 3 hehehehe) vai ser muito útiiilllll!!!! Bju, dexa eu voltar pra minha família hahaha

    ResponderExcluir
  3. Aweeee amiga! Post demais como sempre, vai ajudar muito as meninas!!! Esse bebe gostoso no meio do post é demaissss....shuahsuhau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...