segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quero fazer faculdade nos EUA depois de ser au pair


**ATENÇÃO, ESSE TEXTO FOI ESCRITO ORIGINALMENTE POR UMA LEITORA, A MARTHA SACHSER PARA TIRAR AS DÚVIDAS DE PESSOAS DE UM GRUPO DO FACEBOOK E FOI AUTORIZADO PELA MESMA A SER PUBLICADO AQUI**




VISTO DE ESTUDANTE E PAGAR FACULDADE AQUI: O QUE PRECISA? QUANTO CUSTA? aqui consta as minhas experiências, pois as escolas tem sistemas diferentes e pode ser que o que serviu pra mim, não sirva pra você.


O QUE PRECISA EM GERAL: Documentos escolares do Brasil com tradução juramentada (geralmente), TOEFL (nem todas pedem), documentos básicos de identificação, Financial support (o famoso SPONSOR). 


COMO APLICAR: escolha um college (faculdade) da sua região ou onde queira estudar, digite sempre International Students pra ver o que você precisa pra aplicar para aquele college especifico. Eu mandei e-mail para os escritórios de International Students varias vezes para ter certeza que eu tinha entendido e perguntar 94054340 coisas. Estudante Internacional geralmente paga mais caro que a tuition normal. Essa tuition chama Out-of-state porquq você não é residente legal do estado , você é estrangeiro, sem green card, sem cidadania.


COMO FUNCIONA A FACULDADE: Algumas são caras, outras não  Aqui você paga por credito. É meio difícil de explicar mas como estudante internacional você precisa estudar full time para manter o visto. Full time NÃO significa estudar o dia todo. Mas sim, cumprir 12 créditos (tipo na agencia, que você tem q cumprir horas, você tem que cumprir créditos  e cada aula GERALMENTE são 3-4 créditos.  Aí você multiplica por 3 ou 4, dá 3 ou 4 aulas (a cada matéria, 3 créditos.  Você precisa fazer 12 créditos  Ai você acha mais matérias ate dar 12 créditos . Eu fazia então cerca de 4 matérias por semestre, e todas a noite pra poder cuidar das kids de dia. E cada crédito em um dos colleges que eu passei custava 210 POR CREDITO. Se cada aula são 3 créditos,  você multiplica 3x210= 630 dólares por matéria. E eu fazia em media 3, ou 4 matérias...


COMO PAGAR: Muitas faculdades tem planos de pagamento. Você pode pagar parcelado. Se dava 3500 por semestre, eu dividia para pagar por mês.


COMO APLICAR PRO VISTO: você precisa aplicar pra escola primeiro, porque eles vão te aprovar e gerar o seu I-20. (tipo o seu DS) E com esse I-20 que você aplica pra sua mudança de status aqui ou no Brasil. Algumas escolas fazem tudo pra você, outras, você quem faz.



QUANDO APLICAR? Antes do seu visto de au pair vencer. Você pode aplicar e esperar a resposta chegar e você vai estar LEGAL ate a resposta sair.


QUANTO O SPONSOR PRECISA PAGAR? DEPENDE. Cada escola é diferente. Mas college geralmente junta todas as despesas com escola por ano e mais estima os seus gastos com moradia e estipula tipo 25.000 dólares por ano. E é isso que seu sponsor vai ter que provar no banco. Algumas pedem pra ver um extrato pelos 3 anos de curso (caso o seu curso dure 3 anos), aí você teria que provar um extrato de 75.000. Mas cada escola é diferente, então tem que pesquisar. E geralmente eles só aceitam extratos RECENTES. Tipo de 6 - 3 meses antes no máximo. nada de extrato de 2009 querendo aplicar pra 2013.


QUAL CURSO FAZER? Se você quer aplicar e não tem a grana toda e sponsor, eu aplicaria pra uma escola de inglês  Elas geralmente pedem muito menos pro sponsor provar e você ganha tempo até conseguir aplicar pra um college. Se você quer estudar direto no college como eu fiz, você  quais os cursos que eles oferecem, os de 2 anos são os associates, como se fossem um técnico do Brasil e você faz geral, ente em community colleges. E quando você entra num 4 year college (tipo Harvard, yale, Princeton, Cuty College, UCLA, etc), você começa a termina lá por exemplo, e forma com seu bacharel direto EU ACHO. Porque geralmente todo mundo começa aqui num community college por ser mais barato (GERALMENTE EH ASSIM, ESSA é A MINHA EXPERIENCIA).


MORAR OU NÃO com a família? É uma decisão sua. Tem que calcular os pros e contras. Eu morei um ano com uma família,  paguei a faculdade de boa e adorava eles. Hoje moro em NY num apto com a minha mãe. Mas vai de cada uma morar ou não com uma família. Eu prefiro a liberdade de não morar com o patrão  mas nunca tive problemas morando com eles, adorava!


"FIQUEM ATENTAS AOS DEADLINES DAS ESCOLAS PRA APLICAR. ISSO É MUUUUUUUITO IMPORTANTE PRA MAKE SURE QUE VOCÊS VÃO ENTRAR NO SEMESTRE QUE PLANEJAM ENTRAR E NÃO CORREREM O RISCO DE FICAREM ILEGAIS. ESCOLAS DE INGLÊS NESSE PONTO SÃO ÓTIMAS, PORQUE SEMPRE TEM TURMAS COMEÇANDO."


Minha historia: eu fiquei os dois anos como au pair, troquei meu visto pra estudante no Brasil (mas não recomendo ninguém fazer isso mais, mas sim trocar de status aqui primeiro pra só depois ir pro brasil pegar o visto no passaporte) eu terminei meu associates em Liberal Arts e vou comecar meu OPT, que eh um período de um ano que todo estudante internacional tem depois que termina um período acadêmico (community college, college, masters...) para trabalhar legalmente em uma empresa, ou onde quiser. E eu recomeço meus estudos num 4 year college no semestre que vem. meu curso é Film e media studies. Vai ser mais caro. Por isso eu  to poupando. Eu faço fotografia aqui agora... AMO! E tenho um blog (CLIQUE AQUI PARA VERcontando minhas aventuras em NY, dando dicas, etc. Eu amo crianças mas sempre quis fazer fotografia, filmagem e consegui começar aqui. Quem quiser saber mais sobre escolas de fotografia , eu só conheço aqui em NY, e posso indicar algumas aqui que oferecem cursos mais rápidos e tal, mas com certeza nos community colleges que vocês estudarem eles devem oferecer alguns cursos também.


Trocar de visto da um pouco de dor de cabeça sim. Porque é burocracia e você precisa ter tudo certo pra aplicar. E estudar aqui não é moleza. Homework é intenso. Exames são muitos e obvio, em inglês  Eu tive dificuldade no começo em matérias tipo business e eu literalmente tinha que traduzir pro português as perguntas; E lidar com criança o dia todo e depois ir pra escola não é fácil  mas quando você quer de verdade, você consegue. E vitoria com esforço eh muito mais gostoso, né? 


Então, don't give up :) Estudar aqui é possível  MUITAS au pairs trocam de visto e estão aqui felizes, seja morando com uma família, como nanny ou com roomates.


Acho que é isso :) Boa sorte pra todas que estão pensando em ser estudantes nos EUA :) 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E aí, restaram dúvidas? Comente que eu vou tentar responder!

4 comentários:

  1. Oiiie
    Entao,
    Esse negocio de emprestimo na faculdade so pode ser feito por qm é cidadão ou qm tem greencard tbm pode? Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, quando vc falou "morar com a família ou n" vc se referia a sua família ou uma americana?

    ResponderExcluir
  3. Que bacanaaa seu post! Amei! Muito legal saber quando da certo para alguem assim, nos dá animo para tentar também :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Quando você diz "morando com uma família", quer dizer que continuou com a mesma famílai do au pair ou que alugou um quarto em uma casa diferente? Obrigadaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...