terça-feira, 9 de abril de 2013

O tão temido VISTO!


Que alegria postar nesta terça feira linda pra vocês!

Hoje vou contar sobre o que eu acho que foi a parte mais tensa do processo: o VISTO!
Se preparem pois irá ser um longo, porém informativo, post!

Porque a mais tensa? Porque é a única que não depende de você! Sim!
Famílias existem aos montes, só basta a gente ter paciência pra esperar a certa acontecer.

Visto? Depende única e exclusivamente do cônsul da sua cabininha!
Mas já digo que todo o nervoso que eu passei semana passada (engordei 2kg!!!!) esperando o tal do dia “V”, foi um tanto quanto exagerado! Mas vamos aos detalhes!

Eu tive uma orientação bem bacana por conta da minha agencia, que percebi que nem todos tem. Então primeira coisa, assim que você tem o match...fale com a sua agência! Você vai precisar de algumas informações que eles vão te fornecer para poder agendar o visto! Uma dica durante o agendamento: salve tudo, imprima tudo...nunca se sabe!
Não vou me prolongar sobre como agendar, porque tem milhões de posts sobre isso, leia o da Tiellen que foi onde eu fui pra achar os melhores (amiga, você me ajudou muito *-* brigada)! 

Ok! Visto agendado..agora você tem que pegar a Taxa Sevis e a DS-2019 com a sua agência.
A DS, você deve assinar, colocar o local e data do visto! PELO AMOR DE DEUS, NÃO ME ASSINA ERRADO! Se você ficar com dúvida, deixa pra assinar lá no dia que o pessoal orienta como é pra assinar...mas segue uma imagem:



Minha agencia me orientou então a fazer uma pasta de documentos que comprovassem meu vinculo com o Brasil! Eu escaneei o papel (não liguem os rabiscos!) e vocês podem ver que eles pedem realmente um absurdo de coisas e a verdade é que é muito difícil que você precise de tudo isso, mas...BETTER SAFE THAN SORRY! Lembrando que eu sou da Cultural Care, então nem tudo vale pra todo mundo, mas os docs são pra todos os vistos! o Que importa é você demonstrar vínculo com o Brasil!
Clique para ver as litas:



Se você não conseguir levar tudo isso, pelo menos leve: Extrato, Imposto de Renda e vinculo ou de trabalho ou de estudo!

Eu, loca, levei tudo! Em pastinha de plástico, separadinho...e ainda conferi umas mil vezes hahaha









O primeiro lugar que você vai é o CAVS! Lá você só vai tirar foto e as digitais. Tem que levar apenas: passaporte, comprovante DS-160 e comprovante de agendamento.
Lá foi tranquilo, agendei pra um DOMINGO (sim, pode!) as 16 horas. Cheguei umas 15:30 e estavam deixando entrar todos os horários. Ai você passa no detector de metal, pega uma fila (que pra mim estava grande, mas já vi gente falar que foi rapidinha) e enquanto isso o pessoal confere seus papeis e dobram eles dentro do seu passaporte. Ai você sobe, pra mais uma fila, e ai tira as fotos e as digitais.
Eu conversei com bastante pessoas nesse dia, mas nenhuma delas era Au Pair. A grande maioria é turismo mesmo (galera adora a Disney, pelo amor!).


Ai tentei abstrair que meu visto era hoje..mas claro que não dormi nada! Hahaha
Fui super cedo pra lá, parei no shopping Morumbi e fui andando (é perto sua folgada, não precisa pagar taxi).
Cheguei 10:30 e meu horário era as 12:20!!!! Estavam deixando entrar apenas quem tinha horário até as 11:20.

Bem na frente tem vários cafés e lugares que você pode guardar suas coisas (5 pila)! Fui pro que estava mais cheio, um tal de Consulado do Café (quanta criatividade!). Estava esperando pagar uns 8 reais por um pão de queijo, mas pra minha surpresa foi bem menos que isso! Era 3,30 o refrigerante, 4 reais o suco de laranja natural e outros preços camaradas! Eu comi loucamente (pão de queijo, suco de laranja, bolo de nozes e uma garrafinha de água) e gastei SÓ 13 REAIS! Fiquei realizada! Hahaha ainda tem banheiro limpinho e o lugar é uma fofura!

Quando minha amiga chegou, fomos entrando, pois já estavam chamando o pessoal até as 12:40. 
Mas na verdade você entra, o pessoal pega seus documentos, você assina o DS-2019, mas fica em filas separadas por horário. E ai aos poucos vão deixando entrar. Ou seja..NÃO ADIANTA NADA CHEGAR TÃO CEDO! Chega tipo..20 minutos, 30 no máximo! Sério! A não ser que você queira engordar, como eu hahaha


Ai eu já entrei tensa, quando estava chegando perto do balcãozinho pra entregar meus documentos, um dos fiscais (eles ficam de vermelho, nos dois lugares) que estava me chamando (próximo por favor!!!) deu uma trupicada e quase caiu ueAOIHaoeuaioeuhAOEIUHaeoiuh foi muito engraçado! Dai eu “poxa calma...vai dar tudo certo!”. Era um menino que devia ter quase a minha idade ou menos! Ele deu risada e respondeu “pra nós dois!”. AI pegou minhas coisas e me mandou pra fila rosa (ui)!
Enquanto isso minha amiga estava no balcão e assinou a DS errada! Sim! A cabeçuda teve a capacidade de fazer isso hahaha (Mayana Linda! S2) Mas tá ai uma mostra de que não é um bixo de 7 cabeças...não teve problema! Ela pode seguir pra entrevista de boas!
O horário dela era 10 minutos antes do meu e por isso colocaram ela na fila azul =[
Ai eu folgada, fui la atrás do rapaz legal e pedi pra ele deixar trocar de fila e ele deixou! *-* 4 minutos depois veio uma idiota reclamar que eu tava na fila erada ¬¬ Mas ai o menino falou que ele tinha autorizado e fiquei lá! 
Esperamos uns 15 minutos e deixaram entrar pra salinha do detector de metais. Apitou meu relógio e meu cinto hahaha mas foi tranquilíssimo! Ele só viu e não pediu pra tirar.

Pra minha surpresa você entra na embaixada e tem uma lanchonete (o povo curte comer mesmo!). Ai você fica sentado esperando chamar seu nome, do lado da fila e dos guichês onde são feitas as entrevistas! AI É QUE O BIXO PEGA!
É muito NEURÓTICO ficar tentando ouvir as entrevistas alheias! Dá um desespero absurdo!

Como eu não estava sozinha, ficamos conversando um pouco e me destrai, mas se você vai sozinha: leva um livro, uma revista, um caderno pra desenha, seila! Hahahaha
Isso era uma coisa que eu tinha dúvida: você pode entrar com a sua bolsa, livro, revista, comida...só não podem coisas eletrônicas (cel, mp3, fone) e coisas perigosas, pontiagudas e tal.

Ai depois de ficar na fila imensa (uma boa meia hora esperando), apertando minha pasta com todas as minhas forças, uma moça fica direcionando as pessoas pra cabines. Fica uma filinha em cada janela, com umas 3 pessoas (famílias vão juntas).

Fui pra cabine 16, do lado da minha amiga...cheguei toda sorridente e ela fala: MEU VOCÊ CAIU COM A JAPA! Olho pra frente com todo o desespero do mundo e vejo, ELA, A TEMIDA, A JAPA MALIGNA DO CONSULADO DE SP! Gente! Eu quase morri! Hahahahahha
Ela estava atendendo um casal que queria visto de turista e ela ficou uns bons 3 minutos discutindo com o cara porque ele falava que trabalhava com Finanças FACTORY, ai ela falava que era FABRICA, ele falava que não e enfim! Ela tinha uma cara de brava! Eu fui morrendo...aos poucos, apertando minha pasta..já imaginando o que eu ia fazer!

Ela atendeu um pastor na minha frente, perguntou pra ele se em Israel era perigoso (WTF!) e deu o visto pra ele rapidinho!
Ai a tonta aqui foi correndo pra janelinha e ela fala “ESTOU FECHANDO PRO ALMOÇO, AGUARDE NAS JANELAS AO LADO”! GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que alegria!
Nisso fui pra janela do lado, onde tava a minha amiga, numa americana loirinha super sorridente e simpática! A entrevista da minha amiga foi suuuuuuuuper de boa, ela fez piadinha até de tão fofa que era! Nisso eu era só alegria e felicidade! 
MAS NÃO, NEM TUDO É SIMPLES E FÁCIL NA MINHA VIDA! A hora que minha amiga saiu, a loirinha também foi almoçar =(

Gente..que agonia! Juro pra vocês que foi complicado!
Até que uns 3 minutos depois, aparece na janelinha um Bill Gates haha com uma cara de mal humor, que não tá escrito! 
Na minha frente foi uma família de 4 (!!!!) pessoas, e uma delas era cadeirante e tinha algum tipo de deficiência, ou seja: A ENTREVISTA DELES FOI A MAIS DEMORADA DA HISTÓRIA! Eu quase morri! Juro..nessa enrolação eu fiquei uns 15 minutos trocando de fila!

Mas quando foi minha vez, falei boa tarde, ele nem olhou na minha cara e pediu pra passar os docs e o passaporte. Perguntou onde eu ia, e porque ia. Quando falei que era Au pair perguntou se eu falava inglês e dai pra frente foi em inglês. Perguntou o que eu fazia aqui, o que eu estudei e o que queria fazer depois. ISSO TUDO SEM OLHAR PRA MIM! Serio. Tensão pura! Dai me passou esse papel, sem olhar pra mim, sem falar comigo:

MEU CORAÇÃO QUASE SAIU PELA BOCA! NÃO PEDIU UM DOCUMENTO, NADA!
Ai pediu pra eu por as digitais, falou “seu visto foi concedido!” passou o papel, falou: “BOA TARDE, PRÓXIMO!” olhando por cima de mim!

UFA!

17 comentários:

  1. Nossa, juro que senti tudo.. frio na barriga e etc como se a entrevista fosse minha! HUAUUHAUHAUHA ... Tomara que a minha seja tão tranquila quanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Parabéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenssssssssssssssssssss

      Excluir
    2. clarooooooo que vai ser =]
      e vai ser logo, to sentindo ;]

      Excluir
  2. O melhor é ler: "mas claro que não dormi nada" e saber que eu te fiz companhia na madruga boladona HAHAHAHAHAHA ai amigaaa, só Deus sabe como fiquei ansiosa por você hahahahah, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiiiiiiim ♥ sem vocês todas seria muito mais difícil =]

      Excluir
  3. Parabéns!!!! Sofri junto lendo o post...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa! brigada pela compaixão hahaha
      você já tirou o seu?

      Excluir
    2. Não :/ , nem on line estou ainda...pretendo ficar ainda esse mês! Mas o visto é o que mais tenho medo!

      Excluir
    3. Fica tranquila que dá tudo certo! e se precisar de ajuda, conta com as neuróticas ;]

      Excluir
  4. Adorei o post e, assim como a Tamara no comentário acima, sofri junto! haha

    Espero que o meu seja tranquilo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como está seu processo? falta muito pro visto?! fica tranquila que vai ;]

      Excluir
  5. Tira uma duvida minha...
    Por exemplo, se uma au pair tiver que confirmar vinculo aqui no brasil... e ela nao tiver fazendo faculdade?
    como que ela pode confirmar algum vinculo?
    pq tecnicamente ela nao vai poder confirmar nenhum vinculo com o trabalho pq ela vai ter que sair do trabalho pra poder fazer o programa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o importante é demonstrar que você tem "vida" no Brasil. Morar com os pais, ter trabalhado sempre (só sair pra viagem), ter estudado ou pelo menos planejar...Os fatores de riscos são pessoas que não tem bens, nem familiares, não trabalham faz tempo, etc...
      Mas no meu caso por exemplo, não pediram nada...então...muito é sorte!

      Excluir
  6. Gostaria de fazer uma pergunta: A partir do momento em que eu decido a agencia e faço o teste até o dia de embarcar leva uma média de quanto tempo?

    ResponderExcluir
  7. Assinei no lugar errado do DS 2019, assinei na linha do nome do cônsul e não lá em baixo ?
    Vai dar muita merda?
    Eu não to acreditando nisso:/
    Não sei o que faço.
    Minha agente disse para eu me fingir de desentendida na hr da imigração .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...