segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bota o pé no chão!

Olá Segunda-feira, olha eu aqui outra vez, prazer mais uma vez... Sou a Camila, ou Cami se preferirem. Bora lá?

Quando escutei falar do programa pela primeira vez, prestei muita atenção, já que adoro a ideia de viajar, morar fora, ser independente. Quando conheci os Estados Unidos em 2012 (veja aqui e aqui), me apaixonei. Me imaginei vivendo lá por longos anos, seria como viver em um desses filmes hollywoodianos, tudo um conto de fadas pra mim; mas era algo distante, algo quase impossível, afinal sou pobre (paupérrima). Então prestei o máximo de atenção que pude em tudo o que aquela moça me dizia sobre um programa de intercâmbio barato, que nos possibilita morar por até dois anos em terras americanas, sem gastos como moradia e comida, estudando e ganhando um salário por isso. Tá, mas e ai?
 
(imagem do google)
 
E aí que não é um programa qualquer em que você paga uma quantia e passa dois anos estudando. Você precisa gostar de crianças, porque nesses dois anos, você vai trabalhar cuidando de crianças (e geralmente são 3 ou mais crianças pra cuidar); você precisa também saber dirigir muito bem, já que será responsável por transportar os filhos dos "outros" para a escola e outros lugares e isso é uma responsabilidade imensa; você precisa ser responsável, já que cuidar dos filhos da sua tia já dá trabalho, imagina cuidar dos filhos de dois desconhecidos, em um país desconhecido, em uma cultura desconhecida?

E não se iluda! Vejo por aí muitas meninas reclamando das kids, dos hosts, ironizando, chamando-os de "apelidinhos", falando que se pudesse faria isso ou aquilo com eles, etc.; NÃO SE ILUDA! Você foi para um país desconhecido porque quis e sabia onde estava pisando, sabia que teria que morar numa casa que não é sua, cuidar de crianças que não são da sua família, seguir regras que não são impostas pelos seus pais, chegar no horário, ter cuidado com o carro, se virar pra entender o que as crianças falam, saber cozinhar, lavar, passar, arrumar, trabalhar 45 horas semanais e morar no trabalho, com o seu chefe te vigiando até no momento em que você invade a geladeira de madrugada.
 
Esse post é mais uma bronca mesmo, para as au pairs que estão lá e para as que ainda não foram e que podem cometer o erro e a audácia de achar que pode ir pra uma terra desconhecida, morar de "favor" por dois anos na casa um desconhecido, e ainda reclamar, arrumar confusão, achar ruim isso e aquilo outro.  Você é responsável pelo bem estar das crianças desses desconhecidos e não tem o direito de reclamar porque as kids choram, as kids reclamam, as kids estranham, as kids isso e aquilo. POXA VIDA, antes de ir você teve que comprovar a sua "experiência" (se é que ela existiu) com crianças, vai me dizer que você não sabe como é que as crianças se comportam? Se você não suporta choro de criança, sinto muito mas esse não é um programa pra você.
 
Se você não sabe ter um bom relacionamento com as pessoas, ou pelo menos tentar, não sabe seguir regras, não gosta de dar satisfações, não curte ficar longe da sua família, gosta de causar confusão, etc. Procura outro programa de intercâmbio e pronto!
 
Ou, para evitar diversos problemas, aqui vai uma dica: pergunta TUDO, absolutamente TUDO no Skype antes de fechar o match. Pergunta como as crianças estão se sentindo com a ideia de ter uma au pair, pergunta se você vai ter que cozinhar/lavar/passar pras crianças, pergunta se elas são calmas ou bagunceiras, pergunta se onde eles moram é longe da cidade grande, pergunta se você pode abrir a geladeira quando quiser (sim, porque tem família que regula a comida da au pair, então para não se surpreender, pergunte!). Antes de fazer o Skype faz uma lista de coisas que você não curte/não gostaria de fazer ou de não fazer e pergunta, acredite é para o seu bem, para não ter surpresas desagradáveis!
 
E quando chegar lá, tenha os pés no chão de que esse é um programa de trabalho e estudo não de baladas, saidinhas com azamigas, arrumar um green card e etc.  Claro, todo mundo quer se divertir, conhecer o lugar, ninguém é de ferro, ninguém merece ficar trancado em casa em pleno final de semana de folga, MAS, você se meteu nessa porque quis, aceitou o match no fim do mundo com curfew (hora pra chegar em casa quando sair, em tradução livre), sem carro e 5 kids porque quis, então só te resta fazer a sua parte direito e sem reclamar. Se coloquem no lugar da sua família hospedeira (host Family) antes de tudo, aliás aprender a se colocar no lugar do outro é a primeira coisa que você deve aprender!

Portanto au pairs e futuras au pairs do meu Brasil: BOTEM OS PÉZINHOS NO CHÃO E DIGAM 'OI' PRA REALIDADE :)

7 comentários:

  1. ARRASOOOU, concordo com tudo isso!! muitas meninas reclamam de coisas simples de kids, mas se tiveram experiências antes, sabem muito bem como é!

    ResponderExcluir
  2. Puuuuuuuuutz disse tudo o que eu tenho vontade de dizer as vezes no grupão viu!

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo! fez juz ao título.
    nós temos é que manter bem o pé no chão, ponderar todos os pontos, e eu acho que, além de tudo, precisamos nos conhecer e ter a certeza de que nossa personalidade nos permite participar de um intercâmbio como esse, porque quem não sabe ceder vaaaarias vezes, nem receber ordens e afins, com certeza não ta preparado pra isso.

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeei!
    Me irrito muito com quem fica chamando os host de fofo e fofa! Meeeeu voce esta na casa DELES! Respeito e educaçao sao essenciais em qualquer emprego que voce for arrumar, tanto l´´a fora quanto aqui!
    Li em um blog que a kid nao estava obedecendo e a au pair bateu na criança, a familia quando descobriu pediu rematch e a au pair ficou reclamando!
    MEU DEUUUUUUUUS, se eu tivesse um filho e contratasse alguem para cuidar dele e essa pessoa encostasse um dedo para machucar no meu filho EU MATAVA!!! Aff

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post! Isso é algo que sempre pensei ao ler alguns blogs e ver alguns vídeos no Youtube. Realmente adorei esse post, pois o que mais vejo são garotas que parecem ter sido criadas em uma bolha protetora pela família que nunca tiveram que trabalhar de fato, que nunca tiveram que lavar a louça sequer, por exemplo, reclamar de tudo! Já vi reclamarem muitas vezes de famílias ótimas (que não tem curfew, disponibiliza um carro só para au pair e deixa usar nas horas free – até viajar, um bom Schedule, além de final de semana livre), mew, o que mais a guria quer? Que família a trate como a rainha da Inglaterra (¬¬’)? Quando vejo alguém reclamar de uma família assim pq tem que fazer aquilo que ela foi escolhida (contratada) e concordou em fazer é de pensar se ela realmente fez algo na vida antes de ser au pair. Todo emprego tem seu ponto negativo, eu com meus 25 anos nas costas e certa bagagem posso afirmar isso. O problema é que muitas pensam que irão encontrar pôneis saltitantes lindos nos EUA, terão unicórnios as esperando na terra do Tio Sam e que a vida é rosa! Ironias a parte, não mew! Como o post diz: Tem que ir com o pé no chão! E ir preparada pra tudo (de ruim e bom) que pode acontecer...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...